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10 mitos e verdades sobre a tapioca

10 mitos e verdades sobre a tapioca

28 de novembro de 2017

Os nutricionistas só falam dela, os atletas não querem comer outra coisa e as celebridades simplesmente a-do-ram! A tapioca é a queridinha do momento, mas tem um monte de coisa que você ainda não sabe sobre essa iguaria tipicamente brasileira.

Tapioca vem da mandioca. É polvilho umedecido, o mesmo usado na fabricação de delícias como o biscoito de vento, o pão-de-queijo mineiro e o suculento cuscuz doce. Com a valorização do ingrediente pela gastronomia, a praticidade do seu preparo na chapa garantiu sua inclusão na dieta de 9 em cada 10 famosos.

Quais são os benefícios da tapioca para a saúde?

Versátil, esse amido da mandioca é usado no preparo de doces e salgados que podem contribuir para um estilo de vida mais saudável, livre de conservantes, corantes e gorduras. Hoje vamos desvendar alguns mitos e verdades sobre a tapioca. Assim você pode aproveitar essa delícia sem medo!

1. Tapioca é um bom alimento para quem malha. VERDADE.

A tapioca é uma ótima fonte de energia para a prática de exercícios, especialmente porque seus carboidratos simples são facilmente absorvidos e digeridos pelo organismo. Seu índice glicêmico alto também favorece significativamente a absorção de proteínas.

2. Tapioca emagrece. MITO.

Tapioca não é um alimento mágico de propriedades emagrecedoras. A mandioca realmente é livre de gorduras, mas o preparo aumenta o valor calórico do prato de acordo com os ingredientes utilizados. Dependendo da receita, a tapioca pode ser uma opção leve e saborosa. Mas sem exageros! Siga uma dieta balanceada, coma moderadamente, faça exercícios e aposte em ingredientes leves sempre que possível. Esse é o segredo para perder os quilinhos extras!

3. Tapioca é fonte de vários nutrientes. VERDADE.

Fonte de cálcio, ferro e vitaminas B1, B6 e B9, a tapioca pode ser uma grande aliada da dieta saudável. Mas não se engane: esses são só alguns dos nutrientes necessários para uma boa saúde. Você vai precisar ingerir outros alimentos para obter substâncias essenciais que a tapioca não oferece.

4. Tapioca não tem gosto. MITO.

O sabor da mandioca é neutro, permitindo sua combinação com uma grande variedade de ingredientes. Por isso, boas receitas com tapioca garantem pratos muito saborosos! Na hora do lanche, experimente combinações de recheios leves com temperos. E aposte no delicioso cuscuz doce para a sobremesa!

5. Tapioca é boa para a dieta. VERDADE.

Uma dieta pode ter diversas finalidades e a tapioca deve ser incluída no cardápio conforme as necessidades individuais. Em geral, pratos feitos de tapioca têm tudo a ver com dietas que cortam substâncias como glúten, gorduras, sódio ou derivados do leite.

Celíaco pode consumir tapioca?

Como tapioca não contém glúten, é uma excelente opção na dieta de quem sofre de doença celíaca. Aproveite!

6. Tapioca é proibida para diabéticos. MITO.

Devido ao alto índice glicêmico, há quem acredite que o quitute não possa ser consumido por quem sofre de diabetes. Se for o seu caso, a boa notícia é que isso não é verdade! Você pode estimular uma absorção lenta dos carboidratos acrescentando fibras e proteínas durante o preparo. Dessa forma, a tapioca pode ser incluída na dieta dos diabéticos sem medo. Só não pode exagerar, ok?

7. Tapioca pode substituir uma refeição. VERDADE.

Além de ser uma boa alternativa para começar o dia ou para um lanche rápido, a tapioca também pode ser uma substituta para o jantar. Combine alimentos nutritivos complementares e você terá uma refeição rápida, prática e completa. Para uma sobremesa mais saudável, a dica é substituir os doces calóricos industrializados pelo apetitoso cuscuz de tapioca.

8. Tapioca é rica em fibras. MITO.

As fibras não são o forte da tapioca, mas a solução é super fácil: basta acrescentar chia ou linhaça durante o preparo da goma ou do recheio. Além de mais saborosa, sua tapioca se tornará um alimento ainda mais completo!

9. Tapioca pode ser mais saudável do que pão. VERDADE.

A tapioca sai em vantagem porque pode ser preparada na medida adequada, evitando a tentação de comer o pãozinho inteiro ou um sanduíche maior do que o necessário. Além disso, ela também proporciona maior sensação de saciedade do que o pão branco, permitindo adiar um pouco mais a próxima refeição.

Tapioca X pão

Os valores nutricionais do pão branco e da tapioca são similares. Por isso, a goma de mandioca é a opção mais saudável especialmente para quem tem alergia a algum dos ingredientes usados na panificação. Se você pode comer ambos sem restrições, a tapioca é uma boa pedida para diversificar o cardápio. Porém, quando o pão integral entra nessa disputa, ele é imbatível como opção menos calórica e mais nutritiva.

10. Tapioca cura anemia. MITO.

Apesar de ser uma fonte de ferro, a tapioca não dá conta sozinha de toda a demanda de um organismo. Seria preciso comer muuuuito e ganhar muuuuitos quilos extras, o que não é nada saudável. Mas a tapioca pode, sim, ser aliada no combate à anemia. Basta apostar em recheios ricos em ferro, usando ingredientes como folhas escuras, feijões, beterraba, nozes e cereais!

E agora que acabaram as dúvidas, conheça 10 benefícios da tapioca para a saúde. Ou descubra os sabores do Cuscuz Bacana e encontre o doce que combina perfeitamente com a sua dieta!

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