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15 motivos para incluir a tapioca no seu dia a dia

15 motivos para incluir a tapioca no seu dia a dia

12 de dezembro de 2017

Há pouco mais de 5 séculos, a tapioca era uma das maiores surpresas encontradas pelos portugueses recém-chegados ao Brasil. Super prática e benéfica para a saúde, não demorou para que o quitute conquistasse o paladar de escravos e colonizadores europeus, espalhando-se pelo país e tornando-se um prato típico da gastronomia tupiniquim. De uns tempos para cá, vemos milhares de adeptos da alimentação saudável redescobrindo a tapioca com o apoio unânime dos nutricionistas. Mas você sabe o porquê?

Para ninguém ficar de fora dessa tendência deliciosa, listamos 15 razões para você adotar a goma da mandioca no seu dia a dia também. Sua saúde agradece!

Tapioca: o que é

A tapioca se popularizou no Brasil por conta de suas possibilidades culinárias e nutricionais. Leve, saborosa, com pouca gordura, rica em fonte de energia graças ao carboidrato que ela possui. É um alimento indicado pelos nutricionistas, ajuda a contribuir no processo de emagrecimento desde que seja consumido de forma correta, ou seja, sem pecar no excesso de recheios gordurosos.

É um ingrediente que possui baixo teor de sódio e não contém glúten, sendo uma boa alternativa para intolerantes ao componente. Além disso, é rico em cálcio sendo benéfico para a saúde dos ossos e em potássio, ajudando no controle de pressão arterial.

Tapioca na alimentação

Esse ingrediente se adapta aos diferentes modos de consumo. Além de ser um alimento leve, tem custo barato e rapidez no modo de preparo. Por ser bastante flexível no cardápio, o alimento se adapta a qualquer hora do seu dia, como no café da manhã na substituição de pães e bolos, ou até em lanches intermediários no meio do dia entre as principais refeições.

É uma comida fácil e rápida de ser preparada. A tapioca no dia a dia pode ser uma boa saída para o pré treino já que é fonte de carboidrato simples e fornece bastante energia para a prática de exercícios físicos.Também pode estar presente no jantar, mas como a farinha de tapioca já possui carboidratos e poucas fibras, o segredo é tentar tirar o maior proveito possível do prato da forma correta, investindo em recheios saudáveis com ingrediente como chia ou linhaça.

15 motivos para incluir a tapioca no dia a dia

1. O primeiro motivo é que a tapioca é muito fácil de preparar! Basta espalhar duas colheres de sopa da fécula de mandioca hidratada em uma frigideira antiaderente, alisar a massa com uma colher e deixar no fogo por alguns minutos, até ficar crocante. Aí é só rechear ou passar uma manteiguinha. E está pronta para comer!

2. Não leva óleo, o que reduz a exposição a gorduras trans e radicais livres, substâncias causadoras de problemas cardíacos e envelhecimento precoce.

3. É um alimento simples. Diferentemente do pão, que leva farinha de trigo, fermento e outros ingredientes na massa, a tapioca é feita apenas de mandioca, o que facilita a sua digestão.

4. É um alimento resistente, de alta durabilidade, o que dispensa conservantes e aditivos químicos.

5. O pH da tapioca é neutro, auxiliando o combate à acidez no organismo. Dessa forma, a guloseima é uma grande aliada da boa digestão e da flora intestinal.

6. Com sabor também neutro, a tapioca é um alimento super versátil que combina com uma grande variedade de ingredientes doces e salgados. Por isso, a imaginação pode correr solta na escolha de recheios e acompanhamentos, permitindo infinitas combinações. Recheios salgados, como queijos brancos, vegetais e carnes magras, fazem muito sucesso entre aqueles que querem perder peso. Na sobremesa, o grande sucesso é a combinação da tapioca com coco, que resulta no conhecido e saboroso cuscuz doce.

7. Veganos podem comer cuscuz? Tapioca não contém glúten, o que é perfeito para veganos e intolerante à substância. Entretanto, todo mundo pode se beneficiar da abstenção de glúten, afinal, trata-se de uma proteína que pode causar uma série de problemas indesejáveis como, por exemplo, retenção de gases, dermatite, prisão de ventre e aumento de peso.

8. E tapioca emagrece? Ela pode promover a redução de peso, sim. Quando consumida com moderação, ela produz energia rapidamente para a queima durante atividades físicas e tarefas cotidianas, preservando os músculos e favorecendo o emagrecimento saudável.

9. Mas ela também pode ser uma ótima aliada no ganho de peso. Como acontece com todo carboidrato simples, exagerar um pouco no consumo de tapioca promove o acúmulo de gordura corporal, beneficiando quem precisa ganhar uns quilinhos extras de forma saudável.

10. Contribui para a saúde dos ossos e prevenção da osteoporose, pois tapioca é fonte de cálcio.

11. Contribui para a saúde do sangue e prevenção da anemia, pois também é fonte de ferro.

12. É rica em vitaminas do complexo B – o que inclui o ácido fólico, vitamina essencial para a saúde das mulheres grávidas e seus bebês.

13. Nos dias mais corridos, a tapioca pode ser recheada com sobras da geladeira e substituir rapidamente uma refeição completa.

14. O preparo da tapioca possibilita o acréscimo de fibras e outros nutrientes por meio da mistura da massa com flocos de aveia, sementes de chia e linhaça, ou suco de beterraba (que deixa a tapioca cor-de-rosa).

15. Ela é matéria-prima de doces super saudáveis, naturais e deliciosos, como pudins, bolos e cuscuz de tapioca, o primo magro da cocada.

Inclua a tapioca no seu dia a dia com o Cuscuz Bacana e seus sabores adaptados para todo tipo de dieta.

Agora que você já conhece vários bons motivos para incluir a tapioca no dia a dia, confira 10 benefícios da tapioca para a saúde.

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