Fale conosco

Saber que você está 100% satisfeito é muito importante. Pode mandar um e-mail ou dar uma ligada que a gente se entende. Para nos visitar, é importante agendar com antecedência.

Se preferir, venha nos visitar na fábrica: Rua Saldanha Marinho, 12 - Centro
Niterói/RJ - Cep: 24030-040

SAC

(21) 3620-2989
X

nosso blog

Acompanhe aqui todas as notícias relacionadas a uma alimentação saudável.

5 dicas para realizar trocas saudáveis na alimentação

5 dicas para realizar trocas saudáveis na alimentação

20 de setembro de 2018

Para todos os lugares que você olha, não tem como ignorar: a alimentação saudável é sempre anunciada. Durante muitos anos, a preservação da saúde foi associada a dietas radicais, mas hoje já sabemos que a alimentação saudável pode ser conquistada com pequenos passos. Na era da informação e da internet, muitas pessoas têm preferido substituir as dietas impossíveis por um conceito simples: trocas saudáveis.

Você já deve ter ouvido nesse conceito, mas o que realmente são trocas saudáveis? E como elas podem deixar nosso estilo de vida mais sadio? Continue lendo para saber mais e começar a aplicar esse conceito!

Os benefícios de realizar trocas saudáveis na alimentação

O grande benefício de aderir às trocas saudáveis é que se trata de uma dieta funcional, ou seja, a intenção não é mudar radicalmente seus hábitos. Quando trocamos alimentos por versões similares ou cujo gosto é parecido com o que estamos habituados, as chances de abandonarmos a dieta são bem menores a longo prazo.

Sendo assim, realizar trocas saudáveis acaba trazendo uma série de benefícios para a sua saúde.

Qualidade de vida

As trocas saudáveis também buscam impactar diretamente sua qualidade de vida, reduzindo ou eliminando alguns dos grandes “vilões”do nosso organismo como sódio, conservantes e alimentos muito calóricos.

Por exemplo, é comum sentir vontade de comer um doce depois do almoço ou durante a tarde. Mas em vez de comer uma bomba calórica com muito açúcar e sódio, uma boa alternativa seria procurar um lanche que valorize ingredientes mais nutritivos.

Queima de gordura

As trocas saudáveis são de grande ajuda para quem quer perder peso: ao optar por alimentos mais nutritivos e saudáveis para o corpo, ele passa a responder melhor, o metabolismo funciona mais rápido e garante que a queima de gorduras seja efetiva.

Organismo equilibrado

Atendendo às necessidades do seu corpo com uma alimentação melhor, ele passa a trabalhar de maneira mais equilibrada, fortalecendo sua imunidade e te tornando mais forte para doenças.

5 Dicas para trocas saudáveis satisfatórias

Mudar os hábitos é um dos maiores desafios para quem busca levar uma vida mais saudável. Mas, é claro, fazer mudanças bruscas na rotina alimentar pode acabar deixando a gente desanimado.

Por isso, reunimos cinco dicas para fazer mudanças sutis e eficientes para você não correr o risco de deixar de lado depois:

1 – Leia os rótulos dos alimentos que consome

O rótulo dos produtos normalmente é ignorado por muitos de nós quando vamos às compras. Uma das medidas mais simples para iniciar o processo de trocas saudáveis é dar uma olhadinha na tabela nutricional dos produtos.
Fique atento para detalhes como: o alimento possui alta quantidade de sódio? E gorduras, quais estão listadas nos ingredientes? Qual a quantidade de sódio? O produto é light, diet ou zero? Compare produtos similares e veja quais as variações em itens como esses.

2 – Priorize o pão integral em vez do pão comum

O pão francês e o de forma são muito comuns no café da manhã de milhões de brasileiros. Esse é um dos hábitos mais difíceis de largar, porque é muito ligado à nossa infância e boas memórias.

Mas o pão integral fornece menos carboidratos por porção e, mais importante, é rico em fibras. As fibras são essenciais para nos sentirmos alimentados por mais tempo e ajudam muito na manutenção da digestão.

Não há nada errado em querer comer pães mais calóricos de vez em quando, mas se achar que a adaptação vai ser trabalhosa, você pode começar incluindo o pão integral duas ou três vezes por semana e aumentar a frequência à medida que se acostumar.

3 – Troque alimentos fritos por assados e grelhados

As comidas fritas têm um gosto especial e é difícil resistir. O problema é que o processo de fritura elimina grande parte dos nutrientes que um alimento pode nos fornecer. Além disso, a fritura é rica em óleo, cuja gordura saturada é muito calórica e ainda aumenta o nível de colesterol do corpo.

Por outro lado, se você assar ou grelhar o mesmo alimento, preserva os nutrientes e tem quantidades muito menores de gorduras saturadas, já que a quantidade necessária de gordura para cozinhá-los é menor. Essa gordura ainda pode ser substituída por alternativas mais saudáveis como o azeite.

4 – Não é preciso abandonar o chocolate

Uma das maiores preocupações de quem pretende fazer substituições saudáveis é ter que dizer adeus ao doce que a maioria de nós não resiste: o chocolate. De fato, os chocolates mais populares são muito gordurosos e calóricos, mas o tipo certo pode ser consumido com frequência.

O principal ingrediente do chocolate — o cacau — não precisa ser deixado de lado, pois ele contém antioxidantes, que desaceleram o envelhecimento e previnem doenças. O chocolate amargo, que pode preservar até cerca de 70% do cacau, pode ser consumido em porções de 40g a 60g por dia sem culpa.

5 – Substitua lanches pesados

Quando estamos fora de casa, a tentação de consumir um lanche hipercalórico é grande. Isso é compreensível, porque durante o intervalo de trabalho ou numa situação em que não temos muito tempo, a tendência é procurar algo rápido e saboroso.

O problema desses lanches é que normalmente eles são ricos em calorias, sódio e outros ingredientes que, além de pouco nutritivos, não contribuem para a saciedade: eles “matam a fome” na hora, mas uma ou duas horas depois já sentimos a necessidade de comer de novo.

Além disso, os lanches pesados exigem muito da nossa digestão, o que significa que seu organismo vai fazer com que você sinta sono e preguiça para que gaste menos energias após consumi-los.

Como as trocas saudáveis já são parte importante da rotina de muitas pessoas, é possível encontrar lanches rápidos, nutritivos e poucos calóricos em diversos lugares. Então, da próxima vez que você se sentir tentado a seguir direto para um restaurante fast-food, por que não procurar um lanche como o Cuscuz Bacana para preservar sua saúde? O melhor de tudo é que ele atende a todas as dietas, inclusive as restritivas!

Agora que você sabe informações importantes para trocas saudáveis, que tal aprender um pouco mais sobre como melhorar sua alimentação? Assine nossa newsletter e acompanhe nosso blog para receber mais dicas que ajudam no dia a dia de sua alimentação!

Newsletter Cuscuz Bacana

Receba em seu email novidades e dicas relacionadas a uma alimentação saudável.

Pin It on Pinterest