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Alimentação vegana: o que é e como seguir

Alimentação vegana: o que é e como seguir

21 de novembro de 2018

Você já ouviu falar sobre alimentação vegana? Alguns estudos apontam que o veganismo tem apresentado um vertiginoso crescimento em todo o mundo e os Estados Unidos já apontam mais de 600% de crescimento entre os que se declaram veganos.

Mais do que limitar a alimentação, o veganismo tem se mostrado um estilo de vida para pessoas de todo o mundo e vem sendo adotado por atletas, celebridades e pessoas comuns que buscam uma vida mais leve.

O universo da alimentação vegana ganhou mais visibilidade e também mais informações para quem quer aderir ao movimento. É mais simples de entender do que parece, vamos lá?

O que é a alimentação vegana?

Quem opta pela alimentação vegana, escolhe abolir totalmente da alimentação quaisquer derivados animais. Isso inclui carnes e embutidos até outros alimentos muito consumidos de origem animal, como leite (e quaisquer tipos de laticínios), ovos e mel.

Sendo assim, a alimentação vegana acaba sendo uma dieta bem restritiva se pensarmos na quantidade de produtos encontrados no mercado com algum tipo de componente de origem animal.

Diferenças entre alimentação vegana e vegetariana

Algumas pessoas tendem a confundir as alimentações vegana e vegetariana. É importante ressaltar: todo vegano é vegetariano, mas nem todo vegetariano é vegano. Isso porque os vegetarianos optam por não consumir carnes e embutidos mas não excluem outros derivados de origem animal da alimentação, como o leite, por exemplo.

Como você já sabe, quaisquer ingredientes de origem animal para os veganos são estritamente evitados e excluídos da alimentação.

Alguns ingredientes comuns excluídos da alimentação vegana

Existem alguns ingredientes básicos e mais conhecidos que são excluídos da alimentação vegana, mas alguns derivados de origem animal desconhecidos também são retirados da dieta.

Leite

Como você já sabe, o leite é um dos ingredientes básicos a serem excluídos da alimentação vegana. Os veganos normalmente optam por algumas alternativas e outros ingredientes que compensam alguns nutrientes que adquirimos ao consumir leite e derivados todos os dias.

Cortar o leite pode significar cortar vários ingredientes, como creme de leite, leite condensado, margarina, manteigas, maionese etc.

Ovos

Os ovos também são um dos vários ingredientes cortados da alimentação vegana. Porém, muitos vegetarianos consomem ovos a fim de suprir a falta de proteínas adquiridas por aqueles que não consomem carne. Já os veganos eliminam totalmente o ingrediente de sua alimentação diária.

Mel

Muitos não sabem, mas o mel também é um alimento excluído da alimentação vegana. Ele é produzido pelas abelhas, na reação entre o néctar coletado nas flores e as enzimas produzidas no corpo das abelhas, sendo, portanto, um produto de origem animal.

Gelatina

Sim! A deliciosa e famosa gelatina que todos adoramos consumir quando criança são totalmente evitadas pelos veganos. Poucos sabem, mas a gelatina também tem origem animal, sendo feita a partir do colágeno presente no corpo de animais como vacas e porcos.

Como seguir a alimentação vegana?

Você já pode ter se interessado por seguir a alimentação vegana e deve ter se perguntado como segui-la, certo? Pode parecer complexo ter de abrir mão e se policiar com todos os produtos que você compra no supermercado para entender se eles trazem ou não algum derivado de origem animal.

A boa notícia é que, com a alta na busca por esse estilo de vida, é cada vez mais fácil encontrar produtos sem nenhum vestígio de origem animal no mercado, além de alternativas fáceis e simples para ingredientes que você usa no dia a dia.

Conheça as opções veganas

Como você já sabe, está ficando cada vez mais fácil seguir uma alimentação vegana sem precisar se preocupar muito com rótulos e produtos de origem animal. Hoje você encontra muitas opções de restaurantes com opções veganas e muitas marcas lançando opções veganas no supermercado.

Ingredientes veganos

Se você quer substituir o uso de leite em preparações do dia a dia como bolos, é possível utilizar leites como leite de coco e leite de amêndoas, por exemplo. Eles podem conferir o mesmo sabor e textura que você já tem com bolos comuns!

Os ovos, por outro lado, conferem liga na massa de bolos, por exemplo, e precisam ser substituídos por algo que dê o mesmo efeito. Uma boa alternativa é usar o gel de linhaça, que pode ser adquirido ao deixar as sementes de molho na água!

O mel também pode ser substituído por ingredientes de origem vegetal, como o xarope de ágave, uma planta de origem mexicana. Além da vantagem para os veganos, a calda de ágave ainda confere um índice glicêmico mais baixo, que garante saciedade por mais tempo!

Produtos veganos

Se você explorar bem o supermercado mais próximo vai ver que várias marcas já estão investindo com força em produtos prontos e totalmente livres de ingredientes de origem animal.

A boa notícia é que existem opções para todos o gostos e em todos os sabores diferentes, dentro doces e salgados!

Um ótimo exemplo é a opção Cuscuz Bacana Funcional Zero Lactose, que é ótimo para quem não abre mão de um delicioso doce no dia a dia, seja no lanche ou na sobremesa!

Conseguiu entender melhor como funciona a alimentação vegana? Você pensa em adotá-la ou já adota? Conta pra gente nos comentários sua experiência!

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