Fale conosco

Saber que você está 100% satisfeito é muito importante. Pode mandar um e-mail ou dar uma ligada que a gente se entende. Para nos visitar, é importante agendar com antecedência.

Se preferir, venha nos visitar na fábrica: Rua Saldanha Marinho, 12 - Centro
Niterói/RJ - Cep: 24030-040

SAC

(21) 3620-2989
X

nosso blog

Acompanhe aqui todas as notícias relacionadas a uma alimentação saudável.

Como o ultracongelamento de alimentos impacta no produto?

Como o ultracongelamento de alimentos impacta no produto?

11 de janeiro de 2018

Ultracongelamento de alimentos: o que é?

O universo das comidas congeladas conta com um processo que ainda gera muitas dúvidas: o ultracongelamento de alimentos. Basicamente, trata-se de uma técnica moderna e rápida de congelamento, realizada por meio de uma máquina projetada com tecnologia de ponta: o ultracongelador. Após a cocção do alimento, ainda quente, o produto é submetido a uma brusca redução de temperatura.

Este sofisticado equipamento permite reduzir a temperatura do núcleo dos alimentos de forma eficiente e no menor tempo possível. Por meio do ultracongelador, o alimento pode sair da temperatura ambiente e atingir -22ºC rapidamente, em apenas poucos minutos. A alta tecnologia do processo de ultracongelamento impede a formação de gelo, sem ocasionar perda de líquidos. Dessa forma, as propriedades nutricionais e físicas dos alimentos são conservadas.

Quais são as diferenças entre o ultracongelamento de alimentos e o congelamento tradicional?

O ultracongelamento de alimentos exige a presença de um aparato tecnológico mais sofisticado, que diminui rapidamente a temperatura dos produtos e impede a formação de macrocristais de gelo. Este processo também conta com ciclos de congelamento/resfriamento rápido e conservação de congelados/resfriados. Por outro lado, o congelamento tradicional pode ser realizado em qualquer freezer, e o processo é mais lento quando comparado ao ultracongelamento, podendo levar até 24 horas para ser concluído.

Durante o congelamento de alimentos convencional, a água presente no alimento também se congela, formando cristais de gelo. Ao romperem, estes cristais afetam a estrutura molecular dos produtos, influenciando no sabor e na qualidade nutricional. Em razão disso, é comum após o descongelamento o alimento ficar pouco apetitoso e bem diferente de sua forma original. O segredo é estabelecer temperaturas adequadas, assim como datas de validade. Como cada alimento possui uma forma certa de congelamento, vale a pena conferir suas propriedades para conservá-los de forma eficiente.

Principais vantagens do ultracongelamento de alimentos

  • Alimentos congelados com alto padrão de qualidade
  • Diminuição de desperdício
  • Alta facilidade de preparo
  • Excelente custo/benefício
  • Valor nutricional garantido
  • Preservação de texturas e sabores
  • Congelamento rápido e eficiente, sem formação de macrocristais de gelo
  • As baixas temperaturas dispensam o uso de aditivos e conservantes
  • Prazos de validade maiores
  • Impede a deterioração dos alimentos
  • Prolonga a durabilidade dos alimentos

A revolução das comidas congeladas

Quanto mais baixa é a temperatura do alimento, maior é o seu prazo de validade. Com o passar das décadas, o mercado de comidas congeladas evoluiu muito, e novas técnicas surgiram, com o objetivo de atender a um público cada vez mais exigente e dinâmico. Não há nada pior do que descongelar a comida e percebê-la aguada, sem gosto e totalmente descaracterizada!

O ultracongelamento é um verdadeiro divisor de águas no universo dos congelados, pois não apenas revolucionou a conservação de alimentos, como também prolonga a validade de produtos sem interferir no sabor ou no valor nutricional.

Você sabia que o Cuscuz Bacana é preparado por meio de ultracongelamento? Por meio dessa técnica ultramoderna, é possível manter o produto sempre fresquinho e sem perder o sabor! Agora que você está por dentro desse inovador processo de preservação de alimentos, continue ligado no nosso blog para receber mais novidades!

Newsletter Canal Brasil

Receba em seu email novidades e dicas relacionadas a uma alimentação saudável.

Pin It on Pinterest