Fale conosco

Saber que você está 100% satisfeito é muito importante. Pode mandar um e-mail ou dar uma ligada que a gente se entende. Para nos visitar, é importante agendar com antecedência.

Se preferir, venha nos visitar na fábrica: Rua Saldanha Marinho, 12 - Centro
Niterói/RJ - Cep: 24030-040

SAC

(21) 3620-2989
X

nosso blog

Acompanhe aqui todas as notícias relacionadas a uma alimentação saudável.

Cuscuz de tapioca tem glúten?

Cuscuz de tapioca tem glúten?

15 de maio de 2018

Você sabia que cerca de 1 em cada 600 brasileiros possuem intolerância ao glúten? Segundo dados médicos, o diagnóstico da doença em adultos vem crescendo muito nos últimos anos, porém o maior acesso às informações e aos produtos isentos de glúten têm garantido uma qualidade de vida melhor àqueles que possuem alguma limitação. Se você faz parte do grupo que tem algum nível de intolerância ao glúten, temos uma notícia boa! Sabia que a tapioca é um dos alimentos que não possuem o componente? Continue lendo nosso post e saiba mais!

O que é o glúten e onde pode ser encontrado?

Glúten é uma mistura de diferentes tipos de proteínas que são encontradas em farináceos obtidos a partir de alguns cereais, como trigo, cevada, centeio e aveia. Essa mistura apresenta a maior função do glúten, que é a elasticidade, responsável por aumentar a resistência das massas. O glúten pode se encontrado em vários alimentos industrializados como: pães, massas, bolos, biscoitos, sorvetes, doces, salgados e etc. Ou seja, é um componente presente em grande parte dos alimentos que requerem uma massa com liga.

Como saber se sou intolerante?

As pessoas que têm intolerância ao glúten e que não possuem a doença celíaca geralmente não processam bem essa proteína e tem reações desagradáveis ao ingeri-la, como inchaço abdominal, dor e azia, por exemplo. Já quem possui a doença celíaca, a reação ao componente é mais grave, causando dores mais intensas, inflamações e até diarreia. Pessoas com essa intolerância nascem com uma predisposição genética para o desenvolvimento da doença, logo, ela se manifestará em alguma etapa da vida.

Sou intolerante a glúten, e agora? O que posso comer?

Depois que você descobre que possui intolerância ao glúten, o mais indicado a se fazer é consultar um médico para que ele possa te dar todas as informações necessárias de como proceder com relação a sua alimentação.  Não há grandes prejuízos em excluir o glúten da dieta, sendo possível que esse hábito melhore muito a qualidade da sua alimentação uma vez que você poderá substituir alimentos que podem te prejudicar por opções mais saudáveis, como frutas e legumes.

Uma grande vantagem dos dias modernos é o quanto o mercado de alimentos saudáveis está se preparando para atender a este público de maneira mais eficiente e com maior diversidade no cardápio.

Então, cuscuz de tapioca tem glúten?

A boa notícia para os intolerantes que não dispensam uma boa sobremesa ou um lanchinho saudável é que o cuscuz de tapioca é livre de glúten! Além de tudo, o cuscuz de tapioca apresenta inúmeros benefícios para a saúde e é um ótimo complemento para a sua alimentação diária! Os doces do Cuscuz Bacana  não possuem glúten e são ideais para quem passa por dietas restritivas além de apresentarem sabores diversos e deliciosos!

Dieta sem glúten emagrece?

Ultimamente muitas pessoas estão optando por fazer a dieta da retirada do glúten, mas a questão é: ele é realmente o grande vilão da sua dieta? A resposta é NÃO! Retirar o componente da sua alimentação irá fazer com que você perca peso? DEPENDE!

A maioria dos alimentos, mesmo que calóricos, são fontes de carboidratos, fibras e vitaminas fundamentais para dar energia para o metabolismo funcionar. O único fato comprovado é que o glúten pode ser prejudicial para as pessoas portadoras da doença celíaca, pois afeta diretamente o intestino delgado, podendo causar problemas mais graves. Fora isso, se o seu objetivo é apenas perder peso, não é preciso necessariamente retirar todo o glúten da sua alimentação e sim achar um equilíbrio.

Diminuir o consumo do componente significa diminuir as principais fontes de carboidratos da sua dieta como pães, bolos, massas, doces e é claro que muitos vão entender que ele é quem era responsável pelo ganho de peso quando isso provavelmente está mais associado ao consumo de carboidratos. A diminuição dos mesmos pode sim ajudar no processo de emagrecimento, porém a substituição de alimentos “versão zero glúten” podem enganar o consumidor, fazendo com que os produtos pareçam mais saudáveis, mas na realidade são preparados por farinhas tão calóricas quanto os alimentos que com o componente.

Por fim, o fundamental para quem procura perder peso é manter uma alimentação saudável, priorizando a saúde acima de tudo, balanceando a sua dieta e buscando praticar exercícios físicos para facilitar ainda mais na aceleração desse processo.

E aí? Ficou claro tudo sobre glúten e como o cuscuz de tapioca tá liberado pra quem é intolerante? Aqui no Cuscuz Bacana temos várias opções especialmente para você que é intolerante ou que deseja retirar o glúten da sua dieta! São diferentes sabores que prometem te deixar com água na boca! Já experimentou? Saiba onde encontrar e aproveite!

Newsletter Cuscuz Bacana

Receba em seu email novidades e dicas relacionadas a uma alimentação saudável.

Pin It on Pinterest