Fale conosco

Saber que você está 100% satisfeito é muito importante. Pode mandar um e-mail ou dar uma ligada que a gente se entende. Para nos visitar, é importante agendar com antecedência.

Se preferir, venha nos visitar na fábrica: Rua Saldanha Marinho, 12 - Centro
Niterói/RJ - Cep: 24030-040

SAC

(21) 3620-2989
X

nosso blog

Acompanhe aqui todas as notícias relacionadas a uma alimentação saudável.

Leite sem lactose engorda?

Leite sem lactose engorda?

9 de janeiro de 2018

Leite é tudo de bom e a gente já nasce sabendo disso instintivamente, né? O leite materno é essencial para a saúde dos bebês e já foi comprovado que crianças amamentadas por mais tempo costumam ser mais saudáveis e inteligentes. Quando o leite materno acaba, o leite de vaca entra na jogada com toda a sua fartura de cálcio, magnésio, selênio, fósforo, zinco, ácido fólico, vitamina B12, vitamina A e vitamina D. Os benefícios à saúde são numerosos: hidratação, fortalecimento de ossos e dentes, aumento da imunidade e melhora da qualidade do sono são apenas alguns exemplos.

Apesar de todas as vantagens do leite, existem pessoas que não podem incluir esse alimento no dia a dia, como os intolerantes a lactose. Eles precisam recorrer a versões do leite que não tenham o componente.

No entanto, muita gente tem medo de “fugir” para a opção do leite sem lactose porque acreditam que ele pode causar outros problemas, como o aumento de peso. Acompanhe o post e esclareça alguns mitos sobre o leite sem lactose!

Mas afinal, o que é a lactose?

A lactose é o açúcar do leite. Mais precisamente, lactose é um carboidrato composto que se forma pela combinação de glicose com galactose. Isso significa que sua digestão é um pouco mais complicada. Para digerir a lactose, o corpo depende de uma enzima específica: a lactase. A lactase é produzida naturalmente pelos filhotes de mamíferos, mas a produção diminui gradativamente com o passar dos anos, reduzindo a capacidade de digestão da lactose conforme a idade avança. É isso que chamamos de intolerância à lactose: a condição em que não há lactase suficiente no organismo para quebrar a lactose. A intolerância pode se manifestar em graus variados e, em casos raros, pode afetar bebês e crianças. Quando a lactose chega inteira ao intestino, ela é fermentada pelas bactérias intestinais, o que produz efeitos desagradáveis como gases, desconforto, estufamento abdominal, cólicas e diarreia.

Assim, o leite sem lactose vem para garantir os mesmo benefícios do leite a todos sem causar efeitos prejudiciais para os intolerantes à lactose.

Como funciona o leite sem lactose?

O leite sem lactose é um leite comum que tem a lactase adicionada artificialmente. A lactase age na lactose, que se transforma em glicose e galactose, dois açúcares de fácil digestão, inclusive para os intolerantes. Sendo assim, dispensa a participação da enzima da digestão no corpo e previne possíveis problemas intestinais de pessoas intolerantes à ela.

A principal diferença entre o leite com lactose e o leite sem lactose é o seu sabor. Por não possuir tantos açúcares, o leite sem lactose tem um sabor mais forte.

Fazer uma dieta sem lactose engorda?

Apesar de ser um açúcar, não há nada que torne a lactose particularmente melhor ou pior para perder peso. A verdade é que cortar a lactose da dieta pode, sim, ser uma boa estratégia para eliminar uma série de quitutes super calóricos que por acaso são preparados com leite. O problema em acreditar no mito de que leite sem lactose emagrece é que isso pode incentivar seu consumo em grandes quantidades. E aí, não tem jeito: o excesso sempre faz mal.

Como cerca de 70% dos brasileiros adultos apresentam algum grau de intolerância à lactose, há boas chances de que produtos zero lactose contribuam para aliviar o inchaço abdominal e melhorar a digestão, o que acaba reduzindo as medidas. E atenção para a dica: quando for às compras, prefira sempre o leite sem lactose desnatado, que tem índices menores de calorias e gorduras.

Produtos zero lactose

Nem todos os produtos derivados do leite contêm lactose. Alguns queijos e iogurtes eliminam a lactose durante o processo de fabricação e, com o aumento da conscientização sobre a intolerância, vemos cada vez mais produtos sem lactose ganhar as prateleiras, diversificando o cardápio lacfree com novas opções de leites, iogurtes, queijos, molhos, sopas, biscoitos, salgadinhos e muito mais!

Sobremesa sem lactose

O intolerante à lactose não precisa mais ficar sem sobremesa. As receitas adaptadas não param de aparecer e agora é fácil encontrar doces sem lactose deliciosos, refrescantes e prontinhos para o consumo, como o Cuscuz de Coco Queimado Leve Me e o Cuscuz Funcional. É só abrir e adoçar o seu dia!

Leia também:
Você sabia que o cuscuz de coco é feito de tapioca? Conheça 10 benefícios da tapioca para a sua saúde.

Newsletter Canal Brasil

Receba em seu email novidades e dicas relacionadas a uma alimentação saudável.

Pin It on Pinterest