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Quais as diferenças entre light, diet e zero?

Quais as diferenças entre light, diet e zero?

17 de julho de 2018

As pessoas estão cada vez mais preocupadas em valorizar a saúde em busca de uma boa qualidade de vida. O fator principal que se associa a isso é o cuidado com a alimentação, até porque uma vida com maus hábitos alimentares pode ocasionar grandes problemas de saúde, como obesidade, diabetes, hipertensão, cansaço exaustivo, entre outros.

Para evitar qualquer dúvida, muitas pessoas procuram a ajuda de profissionais para uma maior conscientização sobre os produtos, principalmente a respeito daqueles com baixo teor de açúcar. Diante disso, é fundamental entender quais as diferenças entre produtos light, diet e zero. Provavelmente, você já teve dúvidas ao escolher algum produto no mercado, sem saber qual desses três seria ideal para ajudar no seu objetivo.

Mas, e aí? Você sabe a diferença entre light, diet e zero? Acompanhe o nosso post e saiba tudo sobre cada um deles!

Produtos Light

A ideia que muitas pessoas tem sobre os alimentos light se associa à produtos que não sejam calóricos em sua composição. O que não é bem assim visto que são produtos nos quais existe uma redução de 25% de determinados componentes em relação ao alimento convencional. A grande vantagem do alimento light é que na maioria das vezes (não em todas) ele contém um baixo índice de açúcar, gordura ou sódio. Sendo assim, esse produto é indicado, por exemplo, para pessoas que precisam ou querem emagrecer e devem consumir produtos com baixos teores de açúcares e gorduras.

Outro cuidado importante a ressaltar é que esses tipos de alimentos deverão ser sempre consumidos na quantidade e no tempo certo indicado pelo profissional de saúde, pois o consumo em excesso, ao invés de ajudar, pode prejudicar o seu rendimento alimentar.

 Produtos Diet

Esse tipo de produto possui isenção de açúcares, proteínas ou gorduras. É importante salientar que, esses produtos raramente ajudam na perda de peso, pois são indicados e direcionados para pessoas com doenças metabólicas como diabetes, que precisam de alimentos com fórmulas especializadas que eliminam ou substituem algum componente como açúcar (diabéticos) ou sal (hipertensos). É importante ter cuidado, pois os produtos considerados diet podem ser mais calóricos que os tradicionais, por isso devem ser consumidos de acordo com a prescrição de um nutricionista.

Para exemplificar, um chocolate diet é um alimento que contém mais gorduras e carboidratos que o normal, podendo ser mais calórico. Ou seja, fica claro que nem sempre esse tipo de alimento é o mais indicado para a perda de peso, e sim para dietas mais específicas.

Se você está buscando uma alternativa saborosa e isenta de açúcar, o Cuscuz Bacana sabor Whey é uma ótima opção. Além de ser zero açúcar, não tem glúten e é ideal para pessoas diabéticas!

Produtos Zero

Os produtos zero indicam a isenção de algum dos nutrientes presentes na versão tradicional, podendo ser zero açúcar, zero lactose, zero sódio, etc. Quando a isenção nutritiva for de açúcares, por exemplo, o produto poderá apresentar um valor calórico bem reduzido. Os produtos zero são indicados também para quem procura reduzir ou cortar componentes como gorduras e açúcares da alimentação.

Para os diabéticos, somente os produtos com zero açúcar estão liberados para consumo já que alimentos com zero gordura ou zero lactose, por exemplo, não garante quantidade baixa de açúcar.

Quando utilizar cada um deles?

Vista as diferenças entre light, diet e zero, sobra ainda a dúvida: quando devo usar cada um desses produtos? A resposta depende e muito do seu estilo de vida e sua saúde. Diabéticos, por exemplo, não devem investir em produtos light a risca sem se certificar primeiro que há um bom corte de açúcares do alimento. Para eles, produtos diet são muito mais recomendados já que possuem redução específica nos ingredientes que eles não podem consumir.

Por outro lado, alguém que busca reduzir certos ingredientes dos alimentos para perda de peso dificilmente terão sucesso ao investir em alimentos diets. Produtos light são os mais indicados para esse público, enquanto produtos zero podem complementar essa alimentação com redução drástica de um ou outro ingrediente.

Cuidados com a embalagem

Uma coisa que infelizmente os consumidores em geral não dão muito valor, mas que precisam estar atentos é em relação aos cuidados com a embalagem dos produtos. Muitos ainda confundem e tomam como referência o número de calorias exibido nas embalagens. Por questão de saúde, é importante optar por produtos que não contenham gordura trans, colesterol e selecionar os que são ricos em fibras e vitaminas, por exemplo. Ao mesmo tempo que, para uma alimentação mais saudável, é essencial optar por alimentos com menos sódio, menos gordura saturada, com o menor índice calórico, especialmente para as pessoas que procuram perder peso.

Por fim, o importante é que o consumidor compreenda as diferenças nas nomenclaturas utilizadas na rotulagem dos alimentos para realizar escolhas corretas e saudáveis. E lembre-se, na hora de comprar evite se impressionar com os termos em destaque. Leia a embalagem, verifique as informações nutricionais e compare os produtos sempre!

Agora que você sabe a diferença entre light, diet e zero, avalie o que é melhor incluir na sua dieta! Quer mais dicas para manter sua alimentação mais saudável e leve? Assine a nossa newsletter e receba conteúdos que ajudam no dia a dia da sua alimentação!
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