Fale conosco

Saber que você está 100% satisfeito é muito importante. Pode mandar um e-mail ou dar uma ligada que a gente se entende. Para nos visitar, é importante agendar com antecedência.

Se preferir, venha nos visitar na fábrica: Rua Saldanha Marinho, 12 - Centro
Niterói/RJ - Cep: 24030-040

SAC

(21) 3620-2989
X

nosso blog

Acompanhe aqui todas as notícias relacionadas a uma alimentação saudável.

Reeducação alimentar: 5 passos para começar

Reeducação alimentar: 5 passos para começar

27 de dezembro de 2018

O ano novo vem chegando e se tem uma coisa que muita gente promete é que, no próximo ano, vai seguir à risca uma nova dieta, seja para emagrecer ou para buscar uma melhora na qualidade de vida. O que a maioria não sabe é que escolher uma dieta qualquer, sem uma orientação profissional, pode causar mais danos do que benefícios à saúde!

Na verdade, o que deve ser feito é a famosa reeducação alimentar, que ajuda a transformar não só a alimentação como toda a qualidade de vida, de forma mais simples do que parece.

Quer entender melhor como isso funciona? A seguir, explicamos tudo que você precisa saber!

O que é a reeducação alimentar?

Você pode estar pensando que a reeducação alimentar é um bicho-de-sete-cabeças e que dá mais trabalho do que facilita a sua vida. Já pode ficar sabendo que, na verdade, é totalmente ao contrário!

Na reeducação alimentar, você é capaz de reaprender a consumir suas refeições, entendendo o que se deve comer e em quais quantidades os alimentos devem ser consumidos.

Como você pode ver, a reeducação alimentar não significa necessariamente excluir de vez certos alimentos das suas refeições, mas sim se educar para consumi-los com moderação em uma alimentação balanceada e saudável.

Por que fazer uma reeducação alimentar?

Que atire a primeira pedra quem nunca experimentou seguir uma dieta sem a recomendação e acompanhamento de um profissional. As dietas que encontramos na internet, normalmente, exigem que você se prive de uma série de alimentos ou se alimente somente de alimentos específicos, ou ainda passe uma quantidade de horas sem consumir nada.

A grande maioria segue, na esperança de que os resultados serão idênticos aos de quem teve sucesso e compartilhou a dieta online. O problema é que, na maior parte das vezes, ela não funciona e isso acontece porque o organismo e o metabolismo de cada um possuem ritmos diferentes.

Por que, então, seguir uma reeducação alimentar e quem garante que ela vai funcionar? É aqui que tudo muda!

A reeducação alimentar não exige que você elimine completamente quase nenhum alimento da sua rotina, salvo casos raros em que a avaliação realizada pela nutricionista aponte que é estritamente necessário cortar este ou aquele alimento. A reeducação alimentar exige que se adicione mais alimentos saudáveis e, dentro do possível, substitua aqueles alimentos que não são tão nutritivos por outros de melhor valor nutricional.

Além do mais, uma reeducação alimentar acompanhada por um profissional garante resultados permanentes para a vida e para saúde, além de respostas muito mais rápidas quando comparadas com as tentativas de seguir por conta própria as dietas encontradas na internet.

A reeducação alimentar ainda pode facilitar sua vida, especialmente se você começar a planejar suas refeições semanalmente, evitando que você descompense em uma ou outra refeição ou exagere em coisas que não te fazem bem.

Viu como é só vantagem?

5 passos para começar na reeducação alimentar

Gostou da ideia de fazer uma reeducação alimentar? Então dá uma olhada nesses 5 passos essenciais que separamos para que você corra atrás de começar hoje mesmo sua caminhada rumo a uma vida mais saudável!

Passo 1 – Procure um profissional

Começar uma reeducação alimentar pode ser fácil na prática, mas definir o que entra nesse processo não é tão simples assim e exige um conhecimento aprofundado sobre o valor nutricional dos alimentos. A melhor pessoa para prescrever exatamente o que você pode e deve comer ou não é a nutricionista!

É ela quem vai conseguir definir exatamente do que seu organismo precisa e como ele processa cada um dos alimentos que você consome comumente. Afinal de contas, cada um precisa de atenção e cuidados diferentes (e, por isso também, aquelas dietas das famosas na internet nem sempre funcionam pra todo mundo!).

Passo 2 – Siga o que a nutricionista recomenda

Para que qualquer reeducação alimentar funcione de verdade, é fundamental que se siga à risca absolutamente tudo prescrito pela nutricionista. Sua reeducação vai falhar se você escolher consumir o que a nutricionista passou só durante alguns dias da semana e, nos outros, se alimentar do jeito que achar melhor.

Além do mais, se você já tem um plano definido por um profissional, por que não seguir?

Passo 3 – Substituir é melhor que eliminar

Depois de ir a um nutricionista, você vai entender que simplesmente eliminar certos alimentos das suas refeições é menos eficiente do que substituir por outros alimentos mais nutritivos.

Também é possível substituir refeições e lanches. Se você costuma comer doces em algum lanche, você pode substituir por um delicioso potinho de Cuscuz Bacana: além de saboroso, ainda é leve e saudável! Mas, claro, tudo de acordo com o que sua nutricionista direcionar, ok?

Passo 4 – Água é tudo!

O maior aliado da sua reeducação alimentar é a água! Ela ajuda não só a emagrecer como a também limpar o organismo de toxinas e tudo que é desnecessário para ele. A água, aliada a uma alimentação equilibrada, garante qualidade de vida, humor melhor e mais ânimo para fazer tudo.

Experimente consumir mais água durante o dia, leve consigo sempre uma garrafinha e veja a mágica acontecer!

Passo 5 – Alie a alimentação a exercícios físicos

Assim como a reeducação alimentar, os exercícios físicos não podem ser seguidos e feitos por conta própria. Por isso, busque um profissional que te auxilie e que te ajude a alcançar seu objetivo de ter uma vida mais saudável!

Para começar sua reeducação alimentar, é preciso menos trabalho e esforço do que parece e depende mais da sua força de vontade de adquirir novos hábitos. Que tal começar a sua agora mesmo? Conta pra gente quais passos você já está adotando!

Pin It on Pinterest