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Tapioca ou pão: Qual a melhor opção?

Tapioca ou pão: Qual a melhor opção?

13 de março de 2018

Tapioca ou pão: eis a questão

Na hora do café da manhã ou daquele lanche reforçado, muitos ainda se perguntam: afinal, o que é melhor, tapioca ou pão? A tapioca, receita 100% brasileira super em alta, tem sido apontada como melhor opção para quem deseja emagrecer. Mas, será que essa teoria é verdade?

Versátil, prática e altamente saborosa, a tapioca tornou-se estrela de refeições rápidas e nutritivas. A facilidade de preparo e as diversas possibilidades de recheio agradam a diferentes gostos. Além disso, trata-se de um dos alimentos prediletos do público fitness, que não abre mão de alimentos ricos em energia.

Muitos decidiram substituir o tradicional pão francês pela tapioca. No entanto, há algumas informações nutricionais importantíssimas sobre cada alimento que muitos não conhecem.  Por isso, preparamos um guia básico “tapioca ou pão”, para que você possa escolher a melhor opção para incluir na sua dieta!

Tapioca ou pão: principais mitos e verdades

“Diferente do pão francês, a tapioca emagrece.”

Verdade. A tapioca é um alimento de origem indígena, obtida por meio do amido de mandioca. Trata-se de um carboidrato simples e menos calórico, quando comparado ao tradicional pão francês. Porém, vale lembrar que a mesma regra não se aplica quando comparamos a tapioca ao pão de forma. Uma fatia possui a mesma quantidade de calorias de 25 g de tapioca.

“O ideal é substituir o pão integral pela tapioca.”

Mito. O pão integral fornece fibras para o nosso organismo e oferece vitaminas e sais minerais, substâncias inexistentes na fécula de mandioca. No entanto, é possível turbinar a farinha com certos ingredientes, como aveia, chia, amaranto e linhaça. Assim, o alimento fica tão nutritivo quanto o pão integral, com fibras, grãos e outros nutrientes importantes para o bom funcionamento do organismo.

“Tapioca ajuda no ganho de força muscular.”

Neste caso, há um empate entre o pão e a tapioca. Isso se deve ao fato de a ingestão de carboidrato aumentar a glicemia no sangue, imprescindível antes e após atividades físicas. Tapioca ou pão, não importa: ambos contam com os mesmos índices glicêmicos, portanto, auxiliam no ganho de força muscular de forma equivalente.

Tapioca: vantagem para os celíacos

A tapioca é uma grande aliada para portadores de doença celíaca. Pessoas nestas condições possuem intolerância permanente ao glúten, que é um subproduto da cevada. Como a tapioca não possui esta proteína em sua composição, os celíacos podem ingeri-la sem problemas. Celíacos devem seguir à risca uma dieta livre de glúten: para isso, é fundamental ter atenção aos rótulos dos produtos.

Tapioca ou pão: qual deles é melhor para consumir na dieta?

Muitos são os benefícios da tapioca. No entanto, é necessário ter atenção redobrada no consumo da goma, que possui um alto nível glicêmico. O segredo é equilibrar quantidades (aproximadamente 100 gramas por porção) e não abusar de complementos gordurosos e calóricos.

Quando ingerida em excesso, a tapioca aumenta os níveis glicêmicos do sangue e pode ser inimiga nº 1 da sua dieta! Para preparar uma tapioca saudável, aposte em complementos naturais e pouco calóricos, como frutas, suco de beterraba, mel, linhaça e outros ingredientes leves.

Agora que você já resolveu a questão “tapioca ou pão’, ficou ainda mais fácil escolher a melhor opção para sua alimentação! Um recheio saudável e na medida certa para a sua tapioca é o Cuscuz Bacana, que possui sabores adaptados para todo tipo de dieta!

 

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